Oie gente, hoje eu trouxe um tema no qual eu vejo como grande importância na fotografia. O estudo das cores. Às vezes você olha pra uma foto e acha que está meio "morno", não tem um up. Quem sabe colocar um pouco de cor não resolva? Mas, ai, não seria colocar qualquer cor e de qualquer jeito. Tudo é bem pensado na hora de fazer um retrato, à depender do que você quer destacar, lógico.
Conceito básico:
A colorimetria é a parte da ciência das cores que tem o propósito de especificar numericamente a cor de um determinado estimulo visual, bem como se preocupa em especificar pequenas diferenças de cor que um observador pode perceber.
Introdução ao estudo das cores para fotografia:
Teoria tricromática3 cores primárias:AzulVermelhoAmareloO branco é mistura dessas três cores e o preto é a ausência tanto de luz quanto do misturar das cores.
Cada cor possui três características:
MATIZ: é o estado bruto da cor; sem adição de pretos ou brancos.SATURAÇÃO: É quando a cor não está misturada em nenhum tom de cinza.LUMINOSIDADE: mostra o quanto clara ou escura uma cor pode ser. Mudanças na luminosidade de uma cor podem ser obtidas adicionando mais preto ou menos preto numa determinada cor.Obs: Cores misturadas com brancos são chamadas de tonalidade e cores misturadas com preto são chamadas de sombras.Transparência: Define a opacidade de uma determinada cor.Sistema de representação de cores -> HSLA: É esse sistema que define o espaço de cor.
Circulo cromático e padrões de cores:
O circulo cromático é a representação das cores que o olho humano consegue enxergar.
12 cores no círculo cromático:
3 cores primárias3 cores secundárias6 cores terciáriasPrimárias: é a cor pura, que tem a matiz pura: azul, amarelo e vermelho.
Secundárias: vem através das misturas das cores primárias.
Terciárias: é a mistura das cores secundárias
Cores acromáticas: são chamadas de cores neutras.
Ex: preto, branco e cinza.
Composição com cores neutras: é usar cores extremamente sem saturação para assim, dar destaque a algum elemento que esteja um pouco mais saturado na sua cena.
Cores monocromáticas: São variações de saturação, luminescência da mesma matiz, ou seja, da mesma cor.
Cores complementares: são cores que estão em lados opostos dentro do círculo cromático. A matiz varia em 180° a outra.
Obs: os vermelhos são complementares aos verdes. Os amarelos aos violetas. Os laranjas aos azuis.
Cores análogas: podem se apresentar de forma restrita quando estão num ângulo de até 15°, de um modo manual quando estão num ângulo de até 30°, e de forma ampla quando elas estão num ângulo de até 45°.
Depois de entender o que é cada um, vamos entender como funciona o círculo cromático na fotografia
Sabemos que a combinação de cores na fotografia é indispensável, pois, a partir de boas combinações de cores podemos contrastá-las, harmonizá-las e iluminá-lasde forma espetacular.
Podemos utilizar diversas combinações que dispõe no círculo cromático. Como já vimos utilizar as cores complementares, que estão em posições opostas no círculo e que funcionam bem juntas, já que como o nome fala, elas se complementam.
Existe também a harmonia monocromática, onde apenas uma cor é utilizada, que pode estar presente no objeto que vai ser fotografado, no plano de fundo ou no cenário. Para que esse tipo de harmonia não fique sem graça, pode-se utilizar o preto e branco para destacar os detalhes. E isso não distrai a visão, e leva o foco para o objeto em destaque. Muito utilizado para criar uma imagem calma e não deixar que nenhum dos elementos da fotografia fique de fora.
A harmonia análoga deve ser utilizada para que sua fotografia tenha pouco contrates.
A harmonia complementar pode ser utilizada para criar um grande contrates. Se escolhe uma cor no círculo oposta a ela. E geralmente utiliza-se uma cor quente e uma fria, atribuindo uma como principal e outra aos detalhes. Geralmente, eu gosto muito de trabalhar com a harmonia complementar, principalmente em ambiente externo.
Existe ainda a harmonia triádica, aqui escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, como na imagem abaixo, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Esse método dá um ar uniforme às fotografias.
E ai, gostou desse tema? Vamos colocar em prática? Beijos